Suave Oculto Sutil

A dieta mental de sete dias

O pensamento é a única e real força causativa da sua vida, não há outra fonte. A chave suprema do viver diz: você não muda o seu entorno e as condições da sua vida, a não ser que mude a sua mente.

O autor deste pequeno ensaio é Emmet Fox (1886-1951), líder espiritual irlandês que participou do movimento Novo Pensamento, atuando nos Estados Unidos. Sua obra inspirou em larga escala o movimento dos Alcoólicos Anônimos. Ofereço aqui, com gratidão, uma tradução resumida do texto original.

O assunto das dietas é popular, e ninguém questiona o ditado de que você é o que você come. Aqui, porém, estendo o assunto para o aspecto de uma dieta mental, um nível de dieta infinitamente mais profundo e extenso nos seus efeitos.

O alimento que você fornece à sua mente determina inteiramente o caráter da sua vida. São os pensamentos que você se permite pensar, os assuntos que você cultiva na sua mente, que determinam e criam o seu entorno e fazem de você aquilo que você expressa.

Tal como são os seus pensamentos, assim é a sua vida.

O estado do seu corpo, sadio ou enfermo, da sua fortuna pessoal, próspera ou empobrecida, o estado da sua casa, da sua mente, feliz ou triste, todas as condições atuais da sua vida emergiram dos pensamentos e das emoções que você tem cultivado no passado. Da mesma maneira, o seu futuro dependerá do que você escolhe cultivar no presente.

Em outras palavras, você escolhe a vida que quer levar, e as condições de vida que aparentemente  se lhe apresentam. O pensamento é a única e real força causativa da sua vida, não há outra fonte. A chave suprema do viver diz: você não muda o seu entorno e as condições da sua vida, a não ser que mude a sua mente. Mude a mente e tudo se transformará necessariamente: o seu corpo, o seu trabalho, o seu humor. Tudo depende da qualidade de alimento mental que você se permitir cultivar.

Somos transformados pela renovação da nossa mente. É o que se denomina a Grande Lei Cósmica, e não há como negar a sua verdade essencial. Todavia, a dificuldade de aplicá-la deriva da proximidade entre nós e a nossa mente, o que torna difícil recuarmos, dando espaço para observá-la de maneira objetiva. Isso efetivamente requer um pouco de prática.

É esse o aprendizado. Pratique escolher o assunto do seu pensamento em todos os momentos, escolhendo também a qualidade emocional do seu pensamento. Você tem esse poder, ou você não teria controle algum da sua vida. Os humores cultivados produzem a disposição característica de cada um, que é o que produzirá ou não a sua felicidade, o seu estado de contentamento.

Mau humor, cinismo, apreensão, ressentimento, arrogância, fazem da vida um inferno que não vale a pena viver. Só existe um único caminho para moldar a sua vida do seu jeito: selecionar com todo o carinho e atenção possíveis o tipo de pensamento que você vai pensar!

Uma vida feliz é o que Deus deseja para você; comece imediatamente a treinar o hábito de controlar e selecionar cuidadosamente os seus pensamentos. No início será difícil, porém com um pouco de paciência acabará sendo uma das melhores experiências que você pode fazer! Você aprenderá coisas incríveis sobre você mesmo, e os resultados logo surgirão.

Muitas pessoas conhecem esse caminho, mas permitem-se ser desviados da proposta porque a mente está tão próxima de nós, e os impactos provenientes do mundo externo são tão constantes e variados. O único jeito é construir um novo hábito de pensamento que o sustentará nos momentos de distração. A fundação para esse novo hábito de pensamento poderá ser construída dentro de poucos dias e consiste no seguinte:

 

Decida-se a dedicar uma semana inteira somente à tarefa de construir um novo hábito de pensamento, e durante essa semana permita que, na comparação, todo o resto do seu cotidiano perca toda importância. Faça isso, e essa semana será a mais importante de toda a sua vida. Faça isso e toda a sua vida mudará para melhor. As dificuldades se esvanecerão. Esse é o Caminho Científico para mudar a sua vida, que está em harmonia com a Grande Lei Cósmica, não podendo portanto falhar.

Você compreende que não será necessário mudar as condições de vida? Você aplica a Lei, e as condições se transformam automaticamente.

Eis portanto a receita: durante sete dias não se permita cultivar nem por um único instante qualquer espécie de pensamento negativo. Observe-se durante a semana inteira como um gato observaria de perto o rato que pretende capturar. Sob nenhum pretexto permita que a sua mente se demore em qualquer pensamento que não seja positivo, otimista, construtivo, gentil. Essa disciplina é extremamente cansativa, e será difícil mantê-la por muito mais do que sete dias, mas nem estou pedindo que o faça. Uma semana será o suficiente, pois é o tempo necessário para estabelecer um novo padrão habitual de pensamento.

Algumas mudanças bastante extraordinárias entrarão na sua vida, provendo encorajamento para continuar. A seguir, o futuro se encarregará de si mesmo. A nova forma de vida será tão atraente e tão mais fácil, que você se alinhará ao novo padrão sem perceber.

Porém, os sete dias serão duros. Não inicie levianamente. Pense bem a respeito, e então comece, em qualquer momento: sete dias de disciplina mental ininterrupta para fazer a mente redirecionar-se uma vez por todas. 

Se por alguma razão “escorregar”, talvez após dois ou três dias, pare, e dê um tempo antes de recomeçar. Não se permita ir e voltar. A seguir, consideremos as possíveis dificuldades:

Em primeiro lugar: o que é o pensamento negativo? São percepções de fracasso, descontentamento, desapontamento, perturbação, criticismo, desaprovação, despeito, inveja, ciúme, condenação de outros ou de si mesmo; pensamentos sobre doença ou acidentes, qualquer tipo de limitação ou pessimismo. Não se preocupe muito com a classificação, na prática você sempre sabe se determinado pensamento é negativo ou positivo. Mesmo se o seu cérebro quiser enganá-lo, o seu coração lhe sussurrará a verdade.

Em segundo lugar, saiba que se trata de não entreter, cultivar, demorar-se em questões negativas. Preste bastante atenção nisso. Qualquer pensamento poderá sim surgir na sua mente, o que importa é não se permitir entretê-lo, hospedá-lo, acolhê-lo, segui-lo.  É claro que o fluxo da mente lhe trará todo tipo de pensamento, bem como as conversas e as atitudes das pessoas, as notícias desagradáveis, algum desaforo ou estupidez, o noticiário com seus crimes, dramas e catástrofes. Isso tudo não importa, pelo contrário é um belo campo de aprendizado para você exercitar a sua disciplina transformadora! Quando o pensamento negativo flutua sorrateiro para dentro da sua mente, mande-o embora imediatamente, substituindo-o por outro muito mais hábil. Ou pense em Deus nos termos da Chave Dourada.

Os problemas inevitáveis do seu cotidiano atual também não deverão chegar a perturbá-lo, desde que você não os aceite, por temê-los ou por acreditar neles, ou por indignar-se ou entristecer-se a respeito. Diga a si mesmo: nada disso tudo tem o poder de me perturbar.

Se encontrar um amigo cuja conversa é negativa, deixe-o falar, e simplesmente não acolha o que ele diz. Não procure interrompê-lo, não lhe faça nenhum sermão, apenas não aceite, e a sua dieta não será afetada. Se tiver de presenciar algum acidente ou ato de injustiça, não reaja à mera aparência, apenas faça o que tiver de ser feito, ofereça à questão um reto e compassivo pensamento e continue o seu caminho. A sua dieta não terá sido interrompida.

Se souber de antemão que nessa semana terá que passar por alguma situação muito difícil, será uma boa ideia adiar o empreendimento. E também contorne ou evite situações e confrontos dos quais você tem certeza que o irritarão. Se isso não for possível, precisará de um bocadinho mais de disciplina!

Para encerrar quero dizer que iniciar a dieta quase sempre parece agitar e levantar todo tipo de dificuldade, como se tudo fosse dar errado. Isso pode ser desconcertante, mas na realidade é um bom sinal: as coisas se movendo. É o que queremos, o nosso mundo balançando. Não julgue segundo as aparências, mantenha o otimismo. Quando tudo se acalmar, o panorama terá se realinhado de uma maneira muito mais próxima aos anseios do seu coração. A sua vida mudará para melhor de maneira radical.

Uma última dica: não conte a ninguém que está de dieta, ou que pretende fazê-lo. É um projeto formidável, só seu; a sua alma é o Lugar Secreto do Supremo. Tendo obtido sucesso, deixe a nova visão se estabelecer; então poderá ajudar a quem quiser a fazer o mesmo.

Sobretudo não esqueça: nada do que outra pessoa disser ou fizer tem o poder de afastá-lo dessa dieta. É só a sua própria reação à conduta de outra pessoa que tem esse poder.