Entre os especialistas e estudiosos de yoga, o termo é usado nesse seu significado acoplado às inevitáveis flutuações da mente humana ordinária, que impedem o estado realizado do yoga, o citta vrtti nirodha. Assim, domínio dos movimentos da mente é uma das definições de yoga das mais sucintas e emblemáticas .
A natureza da mente humana é tipicamente agitada e impressionável, possui uma natureza de constante mudança ou flutuação, por ser o receptáculo de todas as impressões sensoriais que o corpo recebe. O cérebro então processa as impressões de acordo com o que já experimentou, de acordo com o que a memória lhe traz, num campo consciencial de familiaridade e segurança. Assim, as decisões se repetem em verdadeiros padrões de comportamento e atitudes. Ao longo de uma vida, sem a devida atenção, minguam as escolhas conscientes de soluções.
Em tese, nirodha é um dos acessos fundamentais ao estado realizado de yoga, conforme proposto por Patanjali.
Para uma compreensão mais ampla ofereço, com a devida cautela, alguns conceitos que pouco a pouco podem revelar o quão prática é a filosofia milenar do yoga, perfeitamente aplicável às questões e angústias de ordem emocional e psicológica do cotidiano da humanidade contemporânea.